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O Fenómeno da Black Friday em Portugal

Desde a sua introdução em Portugal, a Black Friday tem sido um ponto alto no calendário de compras, com os consumidores ansiosos por descontos numa ampla variedade de produtos. Esta tradição, de origem norte-americana, rapidamente, se estabeleceu como um dos momentos mais movimentados do ano para o comércio, com as lojas físicas e online competindo entre si, para oferecerem os melhores preços e promoções. Esta é também uma ótima oportunidade para as empresas, no qual lhes permite aumentar as suas vendas e fortalecer o seu posicionamento. 

Factos interessantes sobre a Black Friday

Já todos percebemos que, durante a Black Friday, o número de compras atinge o seu pico e os gastos do consumidor também aumentam bastante. Atualmente, devido à globalização e ao avanço tecnológico, este é um evento que se tornou comum em todo o mundo. Segundo a demandsage, verificou-se as seguintes estatísticas: 

  • Cerca de 123 milhões de pessoas optaram por fazer compras pessoalmente durante a Black Friday. 
  • Houve um aumento de 10% no número de compradores nas lojas entre 2021 e 2022 nesta época.
  • Quase 48% das vendas online, durante a Black Friday, foram realizadas em smartphones, face a 2022, no qual esse número cresceu 4%.
  • Os negócios de retalho, com presença online e física, registaram um aumento nas transações de 64,5%. 
  • Nos Estados Unidos da América, o Walmart superou a Amazon na corrida de pesquisas online por descontos na Black Friday, tendo aumentado 386% em relação ao ano passado. Ao mesmo tempo, a Amazon caiu para a quarta posição, abaixo de Target e Khol. 
  • Quase 13% das vendas de retalho, nos Estados Unidos, ocorrem entre a Black Friday e o Natal. 
  • A probabilidade de encontrar mensagens “esgotadas” aumentou 15% de 2021 a 2022.
  • 60% dos compradores admitiram ter feito compras por impulso na Black Friday, das quais se arrependeram mais tarde, sendo que o preço médio dessas compras foi de 233 dólares.

 

As Categorias de Produtos Mais Procuradas

Por categorias de produtos, e embora a Black Friday e a Cyber Monday sejam reconhecidas principalmente pelas boas oportunidades de compras nas áreas tecnológicas, há cada vez mais áreas onde outros produtos se afirmam. A prová-lo e, de acordo com o estudo divulgado pela blackfriday.pt, em 2023 e 2022, 42% dos inquiridos elegeram a moda, incluindo vestuário, calçado e acessórios, como categoria no topo das suas listas de intenções de compra. Os eletrodomésticos (29%) e os livros (27%) também estão no top três. Surpreendentemente, a tecnologia aparece em quarto lugar e sexto lugar. Além disso, este ano, os produtos alimentares (15%) voltaram a estar em destaque no topo das escolhas.

  • Os consumidores gastaram um recorde de 9,12 mil milhões de dólares em compras online durante a Black Friday de 2023, de acordo com um estudo da Adobe;
  • As vendas globais em linha da Black Friday aumentaram 2,3% em comparação ao mesmo período do ano passado.

1. Moda: 

A Black Friday é uma excelente oportunidade para renovar o guarda-roupa com peças de moda atualizadas a preços mais acessíveis. Lojas como a Zara, H&M e El Corte Inglés são conhecidas pelas suas promoções generosas durante este período, atraindo tanto os fashionistas ansiosos por tendências, quanto os consumidores mais conscientes do preço.
Um claro exemplo das várias promoções realizadas durante este período, numa das marcas mais conhecidas desta categoria - o El Corte Inglés -, foram:

  • Descontos diretos até 55% numa seleção de artigos de Supermercado.
  • Antecipação das promoções na loja online e app uma semana antes do dia da Black Friday;
  • Durante a black week ocorreram descontos diretos até -40% em milhares de produto de centenas de marcas nas áreas de Moda Mulher, Homem, Jovem, Infantil, Tecnologia, Eletrodomésticos, Casa, Desporto, Cultura e Lazer, Acessórios de Moda, Beleza, Puericultura, entre outras;
  • Os clientes que realizassem as suas compras através da loja online ou app ou efetuassem os pagamentos com o Cartão El Corte Inglés recebiam um talão de 20% do valor total das compras em Moda, Moda íntima e Sapataria

2. Eletrodomésticos e Tecnologia: 

Desde smartphones e computadores até televisões e dispositivos inteligentes para casa, os consumidores portugueses estão sempre à procura de descontos em produtos eletrónicos durante a Black Friday. Marcas populares como a Fnac, Worten e Media Markt costumam oferecer promoções irresistíveis, levando os consumidores a fazerem filas nas lojas físicas e a navegarem freneticamente pelos sites online.
Por sua vez, a Worten também sugeriu várias promoções de produtos desta categoria, nomeadamente:

  • Tablets Samsung, Huawei, Lenovo com as características mais importantes memória, armazenamento ou conetividade;
  • Computadores portáteis das melhores marcas como Asus, HP, Lenovo, Dell ou Acer; 
  • Eletrodomésticos Samsung, Bosch, LG, Indesit, entre outros,

3. Beleza e Cosméticos: 

Os produtos de beleza e cosméticos também têm uma forte procura durante a Black Friday, com os consumidores portugueses a procurarem por descontos em marcas populares como Rituals, Sephora, Douglas e Kiko Milano. Desde maquilhagem e perfumes até aos produtos mais específicos como cuidados com a pele, esta é a oportunidade perfeita para experimentar novos produtos ou renovar os seus favoritos a preços mais baixos.

4. Casa e Decoração: 

A Black Friday não se limita apenas a produtos pessoais, muitos consumidores também aproveitam esta altura para adquirir itens para a casa e para decoração. As lojas como IKEA, Leroy Merlin e Conforama oferecem descontos significativos em móveis, decoração e utensílios domésticos, permitindo que os consumidores renovem os seus espaços por menos.
Também a Fnac, recomendou vários eletrodomésticos, para a Casa, para comprar, dentro desta categoria, durante os descontos da Black Friday, nomeadamente: 

  • Aspirador robot: nos últimos anos passou a ser o aspirador preferido de muitas pessoas graças à comodidade que apresenta, no qual inclui marcas como a iRobot ou Rowenta.
  • Aspirador vertical de marcas como Philips, Rowenta ou Hoover, com destaque para os modelos silenciosos.
  • Robots de cozinha das marcas Bosch, Smeg, Moulinex, Kitchenaid, Kenwood para preparares pratos deliciosos.

 

5. Brinquedos

Não nos podemos esquecer dos mais novos. E, neste sentido, a categoria de brinquedos, à semelhança das anteriores, também costuma ter uma elevada procura durante a Black Friday, especialmente devido à proximidade com o Natal, no qual muitas famílias aproveitam os descontos oferecidos durante a Black Friday para adquirir presentes de Natal para as crianças. 
Desde brinquedos mais tradicionais, a jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, entre outros, podem ter descontos significativos durante este período. Exemplo esse é as lojas como a Toys”R”Us, que apresentam um das maiores seleções de jogos e brinquedos de Portugal, que procurou durante a Black Friday oferecer as melhores oportunidades para adquirir brinquedos de alta qualidade a preços incríveis.

  • A venda online dos brinquedos aumentou 285%, na Black Friday, em relação a 2021, com Bluey, Funko Pop! e Disney Charm no top dos brinquedos mais comprados, de acordo com o estudo da Adobe;

Produtos mais procurados


De acordo com uma análise aos hábitos de consumo dos portugueses desde o início do ano, a plataforma KuantoKusta revela que os produtos mais desejados nesta época são os smartphones, os televisores e os frigoríficos, no qual os consumidores portugueses demonstraram um interesse constante nestes produtos ao longo de todo o ano. São artigos que oferecem tanto utilidade, quanto entretenimento e, devido aos seus preços consideráveis, uma grande parte dos consumidores aguarda por este período de descontos para tentar fazer este tipo de compras a um preço mais reduzido. Apesar dos destaques continuarem a ser a tecnologia e eletrodomésticos, também se prevê um crescimento em categorias como perfumes, desumidificadores, fritadeiras, frigoríficos, máquinas de lavar a roupa e loiça, colchões e placas de fogão.

Abaixo, apresentamos o top dos produtos mais procurados em 2023:

  • iPhone 14 6.1” 128GB
  • Samsung Galaxy A54 5G
  • iPhone 14 Pro Max 6.7″ 256GB
  • Sony PlayStation 5 825GB SSD
  • Aigostar Fritadeira Mart Preta – 7L 1900W
  • Xiaomi Redmi Note 12 Pro+ 5G 6.7”
  • Cacharel Noa Woman Eau de Toilette 100ml (Original)
  • Placa Vitrocerâmica Confortec CFH6244VTC 60cm
  • Filorga Global Repair Creme Multi-Revitalizante Nutritivo
  • iPad 2021 10.2″ 64GB Wi-Fi

 

Preferências do Consumidor e comportamento de compra

De entre os critérios identificados como mais importantes para decidirem onde comprar na Black Friday ou na Cyber Monday, os consumidores indicam os seguintes: 

  • Promoções / vendas (80,7% dos consumidores);
  • Portes-grátis (79,6%);
  • Disponibilidade de produtos (66,1%);
  • Políticas de devolução/troca (50,2%);
  • Prazos de entrega rápidos (46,1%);
  • Avaliações online (46,0%);
  • Possibilidade de comprar os produtos online e levantar na loja (22,3%);
  • Recomendações de familiares/amigos (21,0%);
  • Possibilidade de “compre agora, pague depois” (14,9%);
  • Horário de funcionamento (12,2%). 

 

As lojas da Black Friday em 2024 em Portugal

A Blackfriday.pt patrocina centenas de marcas e lojas, em Portugal, durante a Black Friday Week. Nesta nova edição, centenas de lojas vão participar no maior evento de compras do ano, com descontos incríveis. Desde marcas como a Zara, Media Markt, El Corte Inglés, Worten, Canon, Apple, HP, Lenovo, Acer, PlayStation, H&M, entre outras, mas também lojas menos conhecidas, que por vezes são uma surpresa. 

  • Na procura por encontrar produtos mais baratos, 49% dos portugueses dizem que estão dispostos a experimentar marcas novas e 54% afirmam que já o estão a fazer. No entanto, esta preocupação em reduzir os gastos vai além da troca de marcas, segundo o estudo da Google Consumer Survey Portugal. 

Contudo, é importante acompanhar, atentamente, todas as lojas, porque algumas delas vão propor descontos durante o Single’s Day 2024, outras irão começar as ofertas Black Friday mais cedo e outras vão prolongar até à Cyber Monday 2024. Há lojas, marcas e categorias para todos os gostos, por isso, se queres saber quem participa na Black Friday Week estás no sítio certo.

Métodos de Pagamento mais utilizados pelos portugueses

Durante a Black Friday, em Portugal, os consumidores utilizam uma variedade de métodos de pagamento para efetuarem as suas compras. Alguns dos métodos mais comuns incluem:

1. Cartões de Crédito e Débito: oferecem conveniência e segurança, permitindo que os consumidores realizem compras online e em lojas físicas de forma rápida e fácil;

2. MB Way: uma solução de pagamento eletrónico muito comum em Portugal, uma vez que permite aos consumidores fazerem pagamentos instantâneos, utilizando o seu smartphone, associado ao seu cartão bancário. É também amplamente utilizado para compras online e em lojas físicas.

  • O MB WAY continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos em Portugal. 
  • De 2022 para 2023, o método de pagamento MB Way teve um crescimento tanto para compras físicas (+68%), como para compras online (+63%), mostrando a sua popularidade junto dos consumidores portugueses, segundo os dados disponibilizados pela SIBS.
  • Em 2023, 38,8% dos portugueses pagou por MB Way.

3. PayPal: é uma plataforma de pagamento online amplamente utilizada em todo o mundo, incluindo Portugal. Permite aos consumidores fazerem pagamentos de forma segura usando o saldo da sua conta PayPal ou associando-a a um cartão de crédito ou conta bancária.

  • 39,4% dos portugueses pagou por PayPal, em 2023;
  • O PayPal, em 2023, tinha mais de 435 milhões de utilizadores ativos, a nível global, e obteve uma receita de 7,28 mil milhões de dólares, no segundo trimestre de 2023.
  • O PayPal detém 40,52% da participação no mercado global do segmento de serviços de pagamento;
  • 6,07 mil milhões de transações de pagamento do PayPal foram processadas no segundo trimestre de 2023;
  •  O volume total de pagamentos do PayPal foi de 376,54 mil milhões de dólares no 2º trimestre de 2023;
  •  O PayPal registou em média 53,1 transações por conta no 2º trimestre de 2023;
  • Mais de 200 países e regiões aceitam PayPal;

4. Transferência Bancária: Algumas lojas online em Portugal oferecem a opção de pagamento por transferência bancária. Os consumidores podem transferir o valor total da compra diretamente da sua conta bancária para a conta da loja. No entanto, esta opção pode levar mais tempo para processar, pois depende do tempo de processamento do banco.

5. Pagamento na Entrega (Contrarreembolso): neste caso, os consumidores pagam pelo produto quando o recebem, geralmente em dinheiro ou por cartão no momento da entrega.
Estes são assim alguns dos métodos de pagamento mais comuns utilizados pelos consumidores portugueses durante a Black Friday, sendo que a escolha do método de pagamento pode variar de acordo com a preferência pessoal do consumidor, conveniência, segurança e disponibilidade de opções oferecidas pela loja.

Métodos de pagamento utilizados a nível Global

Abaixo, os métodos de pagamento mais populares, a nível global, que os compradores utilizam durante a promoção da Black Friday, online:

  • Cartão de Crédito (49,4%);
  • Cartão de Débito (47,7%);
  • PayPal (26,7%);
  • Apple Pay (12,7%);
  • Cartão presente ou Pré-pago (10,9%);
  • Compre agora, pague depois (10,2%);
  • Google Pay (10%)
  • Venmo (8,2%)
  • Cartões de Loja (7,7%);
  • Outros (0,8%)


A opção Buy Now, Pay Later payments aumentou 78%, uma vez que os consumidores continuam a lutar com preços elevados e inflação. 
Em suma, a Black Friday continua a ser um dos momentos mais empolgantes do ano para os consumidores portugueses, uma vez que oferece oportunidades únicas de poupança num variado leque de produtos. Com as categorias de tecnologia, moda, beleza e casa e decoração a liderar as preferências dos compradores, os consumidores, em Portugal, podem esperar descontos tentadores e promoções imperdíveis durante este evento anual.
Ao planear as suas compras com antecedência, comparar preços e aproveitar as ofertas das lojas físicas e online, os consumidores podem garantir que estão a obter o máximo valor pelo seu dinheiro durante a Black Friday em Portugal.