Portugueses deverão gastar entre 130 e 140 milhões de euros na semana da Black Friday

A blackfriday.pt revela o seu estudo anual sobre o comportamento dos consumidores portugueses, estimando um volume de negócio de ecommerce entre 130 a 140 milhões de euros para a semana da Black Friday. 

Em 2024, os consumidores portugueses planeiam gastar uma média de 311€, com a maioria das compras a ocorrer na semana anterior ou no próprio dia do evento. A moda mantém-se como a categoria mais procurada.

O cenário para a Black Friday deste ano revela um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores portugueses. De acordo com o estudo, a maioria dos portugueses (74%) planeia gastar, em média, 311 euros durante a Black Friday 2024, o que representa um aumento de 7%, comparativamente com a intenção de compra do ano anterior (290€). 

Contudo, o valor gasto pode ser superior, já que 38% dos possíveis compradores referem que pretendem gastar entre 301€ e 1 000€ ou mais e 25% planeiam gastar entre 101€ a 300€. Por outro lado, para 17% dos consumidores, o montante previsto ficará abaixo da média, com máximo de 100 euros. Em contrapartida, 24% ainda não decidiram quanto vão gastar, um número significativamente mais alto face aos 11% que estavam indecisos no ano passado. 

Para concluir, Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, refere que “em tempos de menor poder de compra, as pessoas aproveitam a Black Friday para fazer as compras mais importantes em termos de produtos e categorias, como por exemplo, os eletrodomésticos, razão pela qual o cabaz médio aumenta tanto e as compras são mais planeadas". Por outro lado, o facto de as viagens terem passado a estar no top 5 dos produtos mais procurados, também vem demonstrar que há um maior interesse em apo
O estudo, desenvolvido pela Blackfriday.pt, foi conduzido entre 07 de outubro e 12 de outubro e envolveu 428 participantes portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 74 anos. A pesquisa revelou também que 54% das compras durante a Black Friday serão feitas por mulheres, e a maioria dos compradores está localizado na região de Lisboa (40%).