⅔ dos portugueses aguardam as promoções da Black Friday 2022

16 November, 2022

Pela primeira vez em Portugal, o portal blackfriday.pt realizou um estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar, durante o maior evento de compras do mundo. Este estudo foi realizado pela GFK em nome de blackfriday.pt.

Informações importantes a reter: 

  • Evento promocional considerado positivo para dois terços dos portugueses; 
  • Valor mais intentos do orçamento ronda os 185€;
  • Intentos a compras aumentam quando os intentos de valor diminuem
  • Moda e Cultura são as categorias mais procuradas;
  • Preferência pelas compras em loja física, apesar da forte influência da Internet.

 

Um observatório dedicado às tendências de compra da Black Friday

A blackfriday.pt é a primeira plataforma inteiramente dedicada às ofertas da Black Friday em Portugal. Desde 2015, que o maior dia de compras do ano proporciona felicidade aos caçadores de pechinchas, em Portugal e no mundo inteiro, poucos dias antes das festas de fim de ano, um momento auspicioso para o comércio.

De forma a compreender os comportamentos de compra, conhecer os insights dos consumidores e acompanhar as marcas e distribuidores, a blackfriday.pt realizou um inquérito a uma amostra representativa da população portuguesa a fim de antecipar as tendências desta edição de 2022. Os resultados preliminares revelaram:


Forte interesse/entusiasmo no evento

À questão “O que pensa da Black Friday?”, cerca de 63% dos inquiridos revelaram uma atitude positiva em relação ao evento e afirmaram esperar por este evento para aproveitar as promoções. Em 2022, as intenções de compras de Black Friday em Portugal pretendem cair 12%, com o cabaz médio a cair de 215 € para 185 €.

Embora seja um sinal de cautela, o orçamento deve ser perspectivado de acordo com as categorias de produtos procuradas.


Local de compra, as lojas resistem face à Internet

A Black Friday é na maioria das vezes um evento que impulsiona o e-commerce, especialmente porque ocorre frequentemente durante todo o fim de semana e é seguido pela Cyber Monday, cujas ofertas são apenas online.

24,9% dos inquiridos revelaram intenção de comprar apenas online, 14,9% em lojas físicas e 53% revelaram intenção de comprar através de ambos os canais.

O inquérito, que questionou ainda os participantes sobre as compras fora das datas do evento, revelou que o ponto de venda físico é o local de compras preferido para 38,3% dos inquiridos contra 9,7% que preferem comprar pela Internet.
 

Top Shops

Meo Black Friday Portugal

Shop Now

Stradivarius Black Friday Portugal

Shop Now

El Corte Ingles Black Friday Portugal

Shop Now

Colchao Emma Black Friday Portugal

Shop Now

Xiaomi Black Friday Portugal

Shop Now

JOM Black Friday Portugal

Shop Now

Benetton Black Friday Portugal

Shop Now

TAP Air Portugal Black Friday

Shop Now