16 November, 2022
Pela primeira vez em Portugal, o portal blackfriday.pt realizou um estudo de mercado para conhecer os comportamentos dos consumidores portugueses na hora de comprar, durante o maior evento de compras do mundo. Este estudo foi realizado pela GFK em nome de blackfriday.pt.
A blackfriday.pt é a primeira plataforma inteiramente dedicada às ofertas da Black Friday em Portugal. Desde 2015, que o maior dia de compras do ano proporciona felicidade aos caçadores de pechinchas, em Portugal e no mundo inteiro, poucos dias antes das festas de fim de ano, um momento auspicioso para o comércio.
De forma a compreender os comportamentos de compra, conhecer os insights dos consumidores e acompanhar as marcas e distribuidores, a blackfriday.pt realizou um inquérito a uma amostra representativa da população portuguesa a fim de antecipar as tendências desta edição de 2022. Os resultados preliminares revelaram:
À questão “O que pensa da Black Friday?”, cerca de 63% dos inquiridos revelaram uma atitude positiva em relação ao evento e afirmaram esperar por este evento para aproveitar as promoções. Em 2022, as intenções de compras de Black Friday em Portugal pretendem cair 12%, com o cabaz médio a cair de 215 € para 185 €.
Embora seja um sinal de cautela, o orçamento deve ser perspectivado de acordo com as categorias de produtos procuradas.
A Black Friday é na maioria das vezes um evento que impulsiona o e-commerce, especialmente porque ocorre frequentemente durante todo o fim de semana e é seguido pela Cyber Monday, cujas ofertas são apenas online.
24,9% dos inquiridos revelaram intenção de comprar apenas online, 14,9% em lojas físicas e 53% revelaram intenção de comprar através de ambos os canais.
O inquérito, que questionou ainda os participantes sobre as compras fora das datas do evento, revelou que o ponto de venda físico é o local de compras preferido para 38,3% dos inquiridos contra 9,7% que preferem comprar pela Internet.